Confira dicas de como conversar sobre o coronavírus com crianças e adolescentes

Pais e responsáveis devem repassar informações confiáveis e esclarecer dúvidas

Material informa também que o coronavírus é um novo vírus e que ainda não existe vacina nem medicamentos testados

Um material com dicas e orientações para crianças e adolescentes sobre o novo coronavírus (Covid-19) foi lançado, nesta sexta-feira (20), pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O informativo foi a maneira que a pasta encontrou de reforçar as orientações lançadas pelo Ministério da Saúde para o público mais jovem sobre a pandemia.

O material sugere aos pais e responsáveis que repassem informações confiáveis e esclareçam dúvidas, desmintam boatos e não aflijam essa parcela da população, que é o público infanto-juvenil. 

“Essa é a idade da curiosidade. As crianças querem saber de tudo o que ouvem ou leem. É fundamental que os pais estejam preparados”, alertou a ministra Damares Alves sobre o esforço do MMFDH para levar a informação adequada a este público..

Entre as dicas sobre como tratar do assunto, o informativo recomenda não falar com os jovens sobre o número de mortes para não gerar medo, aproveitar o tempo em casa para fortalecer laços familiares ou brincarem juntos. Também orienta como explicar, de forma simples e muito clara, que o coronavírus é um novo vírus e que ainda não existe vacina nem medicamentos testados e, por isso, os hábitos de higiene são nossos grandes aliados.

Confira também como aproveitar o isolamento social para fortalecer os vínculos familiares

material corona

Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *