Procon inicia Operação Black Friday

Ação tem objetivo de evitar fraudes. O órgão vai coletar os preços nos estabelecimentos para fazer o comparativo e identificar as possíveis irregularidades

Lojas anteciparam promoções da Black Friday

Lojas anteciparam promoções da Black Friday

Anúncios

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Procon Municipal, iniciou nesta quarta-feira (13/11) a “Operação Black Friday”. A equipe do Procon irá fiscalizar shoppings centers, sites e lojas de comércios de rua com objetivo coibir práticas fraudulentas de “falsos descontos” na precificação dos produtos, bem como mercadorias expostas sem o preço visível, dificultando ao consumidor o acesso às informações necessárias durante a Black Friday.

Os preços de smartphones, televisões, geladeiras e outros produtos estarão na mira do Procon. A ação também vai contar com a participação do setor de Pesquisa e Cálculo do órgão. Os agentes vão coletar os preços para que seja feita a comparação com as promoções que serão realizadas na Black Friday, no próximo dia 29 de novembro.

A operação também vai fiscalizar outras práticas abusivas, como venda casada (quando um produto só é vendido se o consumidor comprá-lo junto com outro) e inexistência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nas lojas.

Segundo o superintendente do Procon, Walter Silva, o consumidor precisa estar atento na hora de realizar a compra durante o período. Uma das principais dicas é pesquisar antes o preço do produto desejado. “Muitas vezes, o consumidor se deixa levar pelo evento promocional e compra algo desnecessário ou com o valor normal de compra, achando que se trata de uma promoção. O segredo é acompanhar os preços antes de efetuar a compra”, diz.

Outras dicas dadas pelo Procon são verificar o CNPJ (em local visível) e endereço físico da loja no site, caso a compra seja feita pela internet; exigir sempre o comprovante de compra, como cupom, nota fiscal e contrato; requisitar ao fornecedor que estipule a data de entrega e o turno do produto a ser entregue e denunciar ao Procon, caso desconfie das ofertas, através dos telefones (62) 3524-2942 e (62) 3524-2335 ou presencialmente no posto central do órgão, na Avenida Tocantins,191, Qd.17 LT.27- Setor Central.

Serviços
Assunto: “Operação Black Friday”
Data: 13/11/19
Horário: 8h30
Local: Lojas do Centro de Goiânia