Goiás Turismo concorre em sete categorias do Prêmio Nacional do Turismo 2019


A maior premiação do Turismo Nacional reconheceu quatro projetos da Goiás Turismo na categoria Iniciativas de Destaque e três profissionais do Governo do Estado na categoria Profissionais de Destaque no Turismo 2019, entre eles, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Goiás Turismo, foi classificado em sete categorias do Prêmio Nacional do Turismo 2019, premiação anual realizada pelo Ministério do Turismo. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, é um dos dez finalistas na categoria “Governo – Dirigentes e Parlamentares”, uma das premiações destinadas aos “Profissionais de Destaque no Turismo 2019”. A premiação é direcionada a agentes públicos que estejam em cargos diretivos, como ministros, secretários estaduais ou municipais de Turismo, prefeitos e parlamentares.

Fabrício Amaral, que também é autor da Lei Geral do Turismo (LGT), destacou que pela primeira vez o Governo de Goiás tem promovido políticas públicas voltadas ao turismo no Estado. “Pela primeira vez, nós estamos fazendo políticas públicas para o Turismo no Estado. Em função desse trabalho, o Governo Federal reconheceu que estamos no caminho certo e isso é muito importante para Goiás”, avaliou.

Além do presidente da Goiás Turismo, a premiação reconheceu ainda o trabalho da professora Giovanna Adriana Tavares Gomes, coordenadora do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, na categoria “Academia”; e do gerente de Regionalização da Goiás Turismo, Luciano Soares Guimarães, na categoria “Governo – Técnicos”. Ambos são turismólogos com projetos reconhecidos nacionalmente.

Goiás também foi destaque na categoria “Iniciativas de Destaque” que vai reconhecer e premiar iniciativas que contribuíram de forma significativa para o turismo brasileiro. Concorrem pelo Estado os projetos da Goiás Turismo Rotas Gastronômicas (Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo), Caminho de Cora Coralina (Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo), Projeto Praia Acessível – Rio Araguaia – Temporada 2019 (Turismo Social) e Boletim de Dados do Turismo de Goiás 2018 (Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo). O boletim foi realizado em parceria com o Observatório do Turismo do Estado de Goiás.

De acordo com o Ministério do Turismo, a premiação visa promover o reconhecimento e incentivar a implantação das iniciativas vencedoras em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em todo o Brasil.

Para o presidente da Goiás Turismo, o reconhecimento por parte do Ministério do Turismo dos projetos do Governo do Estado, como o de boas práticas no segmento, já se configura como uma grande conquista para os goianos. Segundo ele, os classificados têm potencial para alcançar a premiação. “São projetos que solidificam o turismo como uma alternativa de desenvolvimento para o Estado”, ressaltou.

Fabrício Amaral destacou que a opção do governador Ronaldo Caiado pela indicação de técnicos, nas mais diversas, áreas para a formação de sua equipe de governo já se mostra uma escolha acertada que deve render resultados altamente positivos em sua gestão.

A premiação

O Prêmio Nacional do Turismo 2019 identifica, reconhece e premia iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no País. Promovida em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação tem caráter simbólico e será concedida na forma de troféus.

Os profissionais classificados na premiação “Profissionais de Destaque no Turismo 2019” serão submetidos à votação popular, realizada pela internet entre os dias 14 de novembro e 1º de dezembro de 2019 no site do Ministério do Turismo. Já na categoria “Iniciativas de Destaque” os projetos premiados serão indicados por uma comissão julgadora. A cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de dezembro na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e será aberta ao público.

Por Agência Brasil