Aprenda a manter a sua coleção organizada e sempre livre de poeira

A coleção de LPs deve ser organizada em locais arejados

Seja ela de livros, canecas ou miniaturas, coleção é algo que a gente guarda não só nas prateleiras, mas no nosso coração. Por isso, cuidar dela é essencial, né? A limpeza e a organização correta são fundamentais para mantê-la sempre bem conservada e sem danos, além de com as peças bem dispostas e sem poeira. Quer aprender como deixá-la assim? Confere só!

Miniaturas ficam melhor em expositores de vidro ou caixas

As miniaturas são coleções que muita gente tem, mas para que fiquem totalmente livres de poeira o ideal é guardá-las em caixas. Ao mesmo tempo, geralmente os colecionadores gostam de exibir seus itens e querem vê-los a todo o tempo. Para isso, uma boa sugestão é utilizar um expositor ou uma tela de vidro em frente a prateleiras de madeira. Limpe pelo menos uma vez por semana cada peça com um pano simples – nada de espanadores: eles espalham a poeira para outros cantos ao invés de removê-la. Para os cantinhos ou miniaturas pequenas, use uma escova de dentes sem uso.

Livros devem ser constantemente limpos

Para os colecionadores de livros, as prateleiras grandes costumam ser as mais escolhidas. Mas é importante ter alguns cuidados. Nunca os deixe fechados completamente dentro de sacos plásticos, por exemplo: as folhas de papel precisam de ar, ou ficarão úmidas e o bolor se instala nas páginas. De tempos em tempos, abra os livros ao sol, para evitar a umidade e o cheiro ruim. Tire o pó semanalmente e sempre os organize em pé, para não correr o risco de traças.

Moedas: como limpá-las?

Um artigo muito querido para alguns colecionadores são moedas antigas. Esse item também deve receber uma atenção especial, pois qualquer limpeza de forma inadequada pode danificar a moeda e fazê-la perder o seu valor. O ideal é que você segure pelas extremidades e deixe cair água corrente sobre ela (nunca toque na superfície, pois pode causar pequenos arranhões). Você também pode limpá-las cuidadosamente com vinagre branco. O principal cuidado deve estar no manuseio: sempre pelas bordas e se possível, com luvas de algodão. E nada de produtos abrasivos, viu?

LPs devem ser tratados com carinho

Os saudosistas da velha música podem ainda ter coleções de LPs, os famosos discos de vinil. É muito importante, assim como as moedas, segurar os discos pelas beiradas. Geralmente, quem tem coleção de LPs também possui uma vitrola que possibilita ouvir os discos – logo, é importante preservar o conteúdo gravado. Em algumas lojas, é vendida uma escovinha para vinis, apropriada para a limpeza. Caso você não tenha, pode usar um produto de limpeza não abrasivo e com um pano macio. Em seguida, vá limpando seguindo o sentido das reentrâncias para não arranhar. O melhor local para armazená-lo é sempre arejado e dentro da sua respectiva embalagem.

Por casapraticaqualita.com.br