Culinária: 8 ideias de receitas para o almoço de domingo

Macarronada, por exemplo, é uma ótima pedida para servir no almoço de família, já que é uma refeição rápida de fazer, além de ser muito versátil

Almoço de domingo é uma data clássica no calendário. Para muitos, ele é quase um jantar, porque ocupa todo o dia. E como qualquer evento aguardado e esperado, ele merece uma atenção especial, e isso não quer dizer que você tem que passar o dia inteiro no fogão. Para curtir o fim de semana com a família e os amigos compartilhando muitas conversas, risadas e, claro, comida boa, preparamos 8 ideias práticas de refeições com muito sabor e que ficam prontas em pouco tempo.

1. Macarronada

A macarronada é um prato extremamente versátil, simples e que agrada a muitos. Em muitas famílias, ele é típico de domingo por ser rentável, prático e rápido de preparar. Você pode fazer duas opções de molho – o sugo e o tradicional – e adicionar os ingredientes que mais gostar: carne moída, legumes, milho, vegetais, ou o que for. Enfim, solte a imaginação e seja feliz!

2. Risoto

Fácil de agradar a todos os públicos, o risoto também é um prato característico por sua versatilidade. É bom lembrar que ele originalmente não é feito com qualquer arroz, e sim com o arbóreo, e consiste em adicionar vários ingredientes na hora do cozimento. Ainda assim, também é permitido usar a criatividade e fazer o que vier a mente, geralmente adicionando proteínas, como frango, camarão e carne.

3. Panquecas

Práticas e rápidas, as panquecas são muito fáceis de fazer e são uma opção rentável e deliciosa para o almoço de domingo. Por se tratar de uma massa ela pode agradar a todos os públicos, especialmente porque é você quem decidirá o recheio. Bolonhesa, frango, queijo, legumes ou vegetais, como espinafre, são os preferidos para acompanhar a receita.

4. Feijoada

A família é grande e você quer fazer um prato mais elaborado? A feijoada pode ser a pedida certa para o seu almoço! Ela é rentável por conta do feijão, e precisará de carnes como lombo, carne seca e linguiça. Os acompanhamentos também são de fácil preparo: arroz, couve e a farofa. O prato é uma boa pedida porque costuma deixar as pessoas satisfeitas com mais rapidez.

5. Suflê de legumes

Facílimo de fazer, o suflê de legumes é uma ideia muito legal para quem é vegetariano. A receita consiste em ingredientes básicos como ovo, farinha, manteiga e queijo. Embora seja semelhante a uma torta, sua consistência é mais fofa e cremosa. O recheio pode se aventurar pelo que você quiser: chuchu, cenoura, abóbora, abobrinha e batata são boas alternativas.

6. Strogonoff

Para não passar muito tempo na cozinha, o strogonoff é o prato ideal e o preferido de muita gente para o almoço de domingo. Ele pode ser de carne, frango ou camarão, e sua receita é básica: creme de leite, ketchup e mostarda. É bem verdade que o strogonoff varia de família para família, mas uma dica é adicionar no preparo da proteína um pouco de vinho branco ou conhaque, como na receita original russa.

7. Fricassê

O fricassê também contém o frango em sua receita, mas seu diferencial é o creme de milho. Seja usando creme de leite ou requeijão, o resultado fica uma delícia, e é muito propício para a refeição do seu fim de semana. O segredo é adicionar bastante queijo para atingir a cremosidade ideal e fazer sucesso com a família. Finalize com batata palha que vai ficar uma delícia!

8. Picadinho de carne

Esse prato delicioso é uma ideia bem prática para quem deseja fazer uma refeição com gostinho tradicional. O picadinho é uma refeição muito popular entre os brasileiros e você pode incrementá-la com legumes como batata, cenoura e chuchu. Faça com molho de tomate e adicione com os temperos que agradam a família. Dica: cozinhe a carne com um pouco de vinho tinto para ficar ainda mais gostoso. Você não vai se arrepender.

Por casapraticaqualita.com.br