Limpeza de coifa: o guia definitivo para deixar esse exaustor novinho em folha

Limpar coifa engordurada é fácil, desde que você siga as dicas certas

A coifa é algo superutil no dia a dia doméstico. Ela evita o acúmulo de gordura nas paredes da cozinha, além de depurar a fumaça e garantir que o cheiro de fritura não se dissipe pelo ar e invada a sua casa. A questão é: como limpar essa sujeira toda presa na coifa, depois? Se você já está se desesperando, calma! Aqui você vai encontrar um guia definitivo com todas as dicas para limpar esse utensílio sem sofrimentos. Confira!

Com que frequência limpo a coifa e o que não usar

O ideal é limpar sua coifa uma vez por mês, para evitar grande acúmulo de gordura na grade – se isso ocorrer, sua remoção será mais difícil. É importante também saber o que não usar: nada de produtos abrasivos nem alvejantes, como cloro ou água sanitária. Lembre-se também de não usar nada inflamável, como álcool, pois o risco de incêndio é alto!

Limpe a parte externa da coifa todos os dias

Uma boa dica para manter a coifa um brinco é limpar a sua parte externa todos os dias com uma esponja macia ou pano embebido em solução de água com detergente neutro, ou desinfetante neutro não abrasivo. Depois, passe um pano úmido para remover o sabão ou excesso de desinfetante. Limpar bem todos os dias evita o acúmulo de gordura evidente e facilita na hora da limpeza mensal.

Para começar a limpeza, ferva uma panela de água com limão

Antes de começar a limpeza, coloque em uma panela água com suco de limão e coloque para ferver com a coifa ligada. A fumaça sugada ajudará a soltar as gorduras mais incrustadas na parte interior e na grade da coifa e facilita na hora de limpar. Após levantar a fervura, deixe a fumaça penetrar por 5 minutos, desligue e aguarde mais 1 minuto.

Solução água + detergente neutro tira a sujeira da grade

Essa solução simples é perfeita para a limpeza da grade. Mergulhe um pano limpo na mistura e passe por todo o gradeado e pela parte interna, repetindo a operação várias vezes. Aqui a esponja também pode ser usada. Em seguida, lave com água corrente.

Para a limpeza pesada, misture água + detergente + bicarbonato + vinagre

Para uma limpeza poderosa, ferva uma boa quantidade de água e dissolva nela detergente neutro, bicarbonato de sódio e vinagre de álcool. Deixe a grade de molho por 20 a 30 minutos. Depois, com uma esponja ou pano, remova toda a sujeira. Por fim, lave em água corrente e finalize com um pano seco.

Por casapraticaqualita.com.br