10 truques de limpeza que todo mundo deveria saber ao fazer a faxina

Para manter a taça sempre brilhante, você pode lavá-la com água e vinagre ou esfregar sal e enxaguá-la em seguida

Tirar ferrugem de panelas e pias, limpar persiana, acabar com manchas de café… Só de ouvir essas tarefas na hora da faxina já dá vontade de desistir. Se você se identificou com esse tipo de situação, fica tranquilo: alguns truques fáceis podem melhorar (e muito) a sua limpeza, com agilidade, rapidez, facilidade e muitas vezes economia dos produtos de limpeza. Confira aqui as dicas que vão te ajudar a fazer as pazes com a faxina:

1. Para eliminar de vez a ferrugem use sal e limão

Se você quer remover a ferrugem é só deixar sobre ela metade de um limão durante algumas horas – ou espremer um pouco do seu sumo e deixar agir em cima da área afetada. Se a ferrugem for severa, você pode usar sal e colocar o limão em cima, aguardando de 12h a 24h para a remoção.

2. Limpe as persianas com pegador de macarrão velho

A limpeza das frestas das persianas sempre é trabalhosa, né? Mas pode deixar de ser. Caso não tenha um utensílio próprio para isso, é só usar um pegador de macarrão velho e um pano úmido. Após umedecer o pano com produtos de limpeza, coloque-o em volta do pegador e passe nas frestas. É importante frisar que o pegador não deve ser usado para pegar alimentos depois, então use um velho e que estava prestes a ir para o lixo.

3. Mistura potente para limpar a prataria

A prataria geralmente é uma das partes mais trabalhosas da limpeza. Para se livrar do esfrega esfrega, coloque água fervendo, sal e bicarbonato de sódio de molho em um recipiente forrado com papel alumínio. Deixe os aparelhos de prata mergulhados lá por meia hora e voilà!

4. Água oxigenada nas manchas de sangue

Para remover manchas de sangue de tecidos é muito simples: basta colocar água oxigenada volume 10 (a líquida, usada para ferimentos) e deixar agir por alguns minutos. Enxágue em seguida. É bom lembrar que esse é um truque emergencial caso você não tenha mais nada em casa. O ideal é utilizar um tira manchas, que é um produto próprio para isso e, ao contrário da água oxigenada, não corre o risco de manchar a roupa.

5. Colchão sujo? A solução é o detergente!

Se existe algo chato de limpar, definitivamente é o colchão! Entretanto, você pode resolver esse problema com um pouco de detergente. Além de higienizar esse tipo de superfície ele remove tanto o sangue (que pode ocorrer durante o período menstrual) quanto mofo. Se ela estiver difícil de sair pode acrescentar também água oxigenada e depois deixar secar. Para evitar que o mofo volte a aparecer coloque regularmente o colchão ao sol.

6. Chega de cheiro ruim na tábua de madeira!

Para eliminar o cheiro ruim na tábua de madeira experimente espremer suco de meio limão na superfície, acrescentar sal e esfregar com uma esponja macia. Enxágue em seguida. Você vai ver que todo o mau odor saiu.

7. Um antimofo inesperado: amaciante

Você sabia que um bom antimofo para as suas roupas é o próprio amaciante? Pois é! Para usufruir desse benefício é só diluir um pouco do produto em água e borrifar na roupa depois de lavada. Ele não substitui o evita mofo, mas pode ser uma mão na roda caso o produto próprio para isso tenha acabado.

8. Manchou a toalha de café? Bicarbonato de sódio!

Mancha de café é algo que, quando acontece, parece ser impossível de remover. Se isso ocorreu, nada de pânico! É só diluir um pouco de bicarbonato de sódio em água, mergulhar a área manchada na solução e esfregar. Se a mancha estiver bem resistente, aplique o bicarbonato de sódio diretamente no tecido úmido. Outra opção, claro, é usar o tira manchas, que ajuda a remover mesmo as sujeiras mais escuras.

9. Limpar granito de um jeito fácil: álcool, água e sabonete líquido

Granito é uma área que deve estar sempre muito bem limpa, principalmente se estiver na superfície de pias de cozinha. Para mantê-lo sempre novinho em folha, misture água, álcool e sabonete líquido, mergulhe um pano na solução e passe sobre toda a superfície.

10. Lave suas taças de vinho com água e vinagre

Muitas vezes as taças de vinho ficam embaçadas com o tempo, perdendo aquele brilho cristalino. Para deixá-las como novas, lave-as em água com vinagre. Você também pode esfregar um pouco de sal na taça e, após isso, lavá-la normalmente.

Por casapraticaqualita