Setembro amarelo: O pensamento suicida é mais comum do que se imagina

Neste artigo, o Pastor Davi aborda um tema que para muitos é um tabu, mas que nos dias atuais merece uma atenção especial, pois têm ocorrido com muita frequência. O suicídio.

Leia e reflita. De repente você pode evitar um suicídio, percebendo um comportamento que seja indicativo de que a pessoa perdeu toda a esperança e pensa que a morte é a única solução para o problema vivido. Ou até mesmo, se você sentir que precise de ajuda, não sofra. Fale com alguém próximo a você.

Talvez nunca passou por sua cabeça um pensamento suicida. Mas saiba que isso é mais comum do que você imagina. Na minha adolescência e juventude eu tive pensamentos suicidas. Graças a Deus não os alimentei.
“Andrew Solomon classifica os suicidas em quatro grupos, sendo assim:

O primeiro grupo comete suicídio sem pensar no que está fazendo. É composto por pessoas que agem repentinamente e se matam sem dar a si mesmas a chance de serem tratadas.

O segundo grupo comete suicídio como forma de vingança, como se o ato não fosse irreversível. Neste caso, o suicida se mata, pensando que está matando o outro. É como tomar veneno achando que o outro é que vai morrer.

O terceiro grupo comete suicídio por uma lógica falha, em que a morte parece a única fuga de problemas intoleráveis. Para eles, a morte seria a única solução.

O quarto grupo comete suicídio através de uma lógica racional. Essas pessoas, em virtude de doenças físicas, instabilidade mental ou mudança nas circunstâncias de vida, não desejam experimentar a dor da vida e acreditam que o prazer que elas possam vir a sentir é insuficiente para compensar a dor atual. ” (Livro: Não desista de você. Hernandes Dias Lopes)
A sociedade como um todo, precisa se unir para quebrar esse tabu relacionado ao suicídio.
É preciso falar com amor e respeito.
“Por que está abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu.” Salmo 42:11

Se você se sente abatido, sem esperanças,
Fale com Deus!
Fale com um amigo!
Fale com alguém que possa ajudar!
Fale !!!

Por Davi Francisco de Oliveira
Pastor da IPB
🙏✝📖