8 tipos de queijo e as melhores formas de usá-los nas suas receitas

O que não faltam são queijos que fazem excelentes combinações com pratos do dia a dia

Tem gente que ama comer queijo de tudo quanto é jeito, né? Pode ser na pizza, no sanduíche, nos salgadinhos, ralado em cima do macarrão, nhoque ou até mesmo como tira gosto (junto com um vinho, quem sabe). A melhor parte é que existe uma variedade muito grande de queijos que você pode incorporar ao seu cardápio. Para te inspirar a experimentar todos eles, nós separamos uma lista com 8 tipos bem saborosos e muito usados aqui no Brasil. Confira!

1. Muçarela

O queijo muçarela (do italiano “mozzarella”) é um dos preferidos dos brasileiros. Ele é comumente usado no preparo de pizzas, sanduíches e carnes à parmegiana, sendo um dos mais saborosos e fáceis de incorporar às receitas. Os dois tipos de muçarela mais conhecidos são os feitos com leites de vaca e de búfala. Este último, inclusive, é tido como um dos mais refinados e saborosos que têm, sabia? Vale super a pena experimentar!

2. Provolone

Proveniente da Itália, esse queijo tem um sabor levemente apimentado e também pode ser incorporado a diferentes receitas. Sabe a clássica pizza “quatro queijos”? Ela geralmente é feita com muçarela, provolone, parmesão e gorgonzola. Mas, além disso, você também pode usar o provolone para rechear sanduíches (com carne seca, por exemplo, fica uma delícia!), salgadinhos e batatas de forno. Fica a dica!

3. Prato

Esse também é um dos queijos mais encontrados nas casas brasileiras, sabia? Ele é ótimo para fazer aquele misto-quente no café da manhã ou lanche da tarde. Um ponto interessante é que ele foi inventado aqui no Brasil na década de 20, em uma tentativa de imitar o queijo dinamarquês “danbo”. Ele geralmente é usado no preparo de lanches, mas você pode abusar da criatividade para fazer outras receitas.

4. Parmesão

Considerado um dos melhores queijos do mundo (e muito usado na culinária brasileira), o parmesão é ótimo para incrementar pratos com massas – quando ralado em cima da macarronada, por exemplo, fica uma delícia! Também originário da Itália, esse queijo tem uma textura mais arenosa e um sabor sem igual. Você também pode usá-lo como recheio de sanduíches e até tira gosto.

5. Minas

Minas Gerais deveria ser considerada a capital nacional do queijo, né? Foi lá que inventaram o queijo minas, que também é um dos mais consumidos aqui no Brasil. Existem duas versões principais desse queijo: o padrão (que é mais amarelinho e seco) e o frescal (que solta soro, tem coloração branca e é mais usado em receitas lights). O queijo minas costuma ser usado no preparo de sanduíches e é uma ótima alternativa para quem está fazendo dieta.

6. Gorgonzola

O queijo gorgonzola é um dos mais polêmicos que existem – tem gente que ama e outros que odeiam. Ele é um tipo de queijo azul, fabricado a partir do leite de vaca, em um processo em que há a injeção de fungos – por isso, o queijo fica com uma aparência mofada. O grande diferencial do gorgonzola é que ele possui sabor e aroma muito intensos, podendo ser usado em receitas como sopas, risotos, pastas ou então como tira gosto.

7. Coalho

Quem é apaixonado por churrasco já deve ter experimentado o famoso queijo coalho na brasa. Ele é muito consumido na região Nordeste, onde é usado como aperitivo, em pratos como saladas, sanduíches, carnes, massas e risotos. O dadinho de queijo coalho, por exemplo, é um dos melhores tira gostos que tem. Que tal experimentar?

8. Cottage

Se você está buscando uma alternativa mais leve e saudável, o queijo cottage é uma ótima opção. Ele é bem nutritivo, pouco calórico e é bastante consumido aqui no Brasil. Originário da Inglaterra, ele tem uma cor branca (semelhante ao queijo minas frescal) e uma textura bem cremosa, que combina superbem com sanduíches lights. Além disso, ele pode ser usado em cremes, pastas e risotos.

Por casapraticaqualita.com.br