É possível curtir as festas juninas se alimentando de maneira saudável

Degustar as comidas típicas nas celebrações juninas e preservar a sua saúde é viável. Em vários pratos podemos reduzir ou trocar alguns ingredientes sem perder o tradicional paladar desta época do ano.21 Junho 2017

Ao preparar os quitutes para a festa, utilize com moderação açúcar, gordura e sal.  

No preparo da canjica, por exemplo, evite utilizar leite condensado e reduza a quantidade de açúcar, utilizando canela para conferir mais sabor. Já para preparar a galinhada ou arroz carreteiro, evite o uso de temperos prontos, dando preferência a temperos naturais como coentro, cebolinha, alho, cebola e pimentão. 

O curau, um dos campeões na preferência popular, pode ser mais saudável com o simples ato de substituir alimentos processados por alimentos in natura ou minimamente processados: use rapadura, mascavo ou demerara no lugar do açúcar refinado por e milho em espiga em vez de  milho verde em conserva.

Quando estiver no meio do arraial, coma devagar e curta as companhias! Desfrute dos alimentos sem pressa, assim seu organismo dará sinais mais claros quando estiver saciado. Dessa forma, você evitará comer mais do que o necessário. Além disso, aproveite a festança para praticar atividade física, cante, dance, pule e brinque.

Veja abaixo algumas opções saudáveis para comer na festa junina

Coco, Canjica caseira, Amendoim, Milho assado ou cozido, Pamonha, Pipoca de panela, Canela, Curau e Tapioca Bolo de milho, fubá
ou mandioca, Galinhada, Gengibre, Batata doce, Arroz carreteiro